Pré-temporada em Esportes Coletivos: criando lastro a partir da carga crônica

Olá, treinador!

Nos esportes coletivos, que têm como característica períodos competitivos longos (semanas e até meses de duração), a criação do lastro de “fitness” dos seus atletas é UM DOS OBJETIVOS do período de preparação (Pré-temporada), para que eles mantenham a performance em um nível ótimo durante o ano.

E o conceito da razão carga aguda:crônica de treinamento se encaixa perfeitamente aqui. O raciocínio é o seguinte:

Independente da métrica usada como controle do seu treinamento, a ideia é fazer com que os atletas atinjam, de forma PROGRESSIVA e ESTRUTURADA, valores próximos ao da realidade do jogo.

Em outras palavras, os atletas devem treinar dentro de uma exigência física/tática/cognitiva/mental que permitirá suportar as exigências reais que encontrarão no jogo oficial competitivo lá na frente. Quando chegar a hora, estará pronto pra apresentar o melhor desempenho.

Para usar apenas um exemplo: um atleta de futebol que passou 4 semanas em treinamento sem ser exposto a intensidades máximas de corrida, provavelmente não estará apto pra executar estes sprints quando o jogo oficial exigir.

Para isso, deve-se considerar tudo que envolve o estado atual dos atletas (período de destreinamento nas férias, nível de condicionamento físico e técnico, nível de entendimento de jogo), além dos aspectos do próprio jogo diretamente ligados à Pré-temporada (modelo, princípios, conceitos, ideias do clube e do treinador).

E você, treinador? O que pensa sobre o período de preparação dos seus atletas?

Até o próximo post!

1Comment
  • A WordPress Commenter
    Posted at 12:53h, 27 abril Responder

    Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Post A Comment